Instruções do Exame

CA 19 9

Instruções para paciente

CA 19-9
Código: CA19 Material:
soro

Sinônimo:
CA GI, cancêr de colo-retal e neoplasias pancreas

Volume:
2,0 mL

Método:
Eletroquimioluminescência (ECLIA)

Volume Lab:
2,0 mL

Rotina:
Diária

Resultado:
24 horas

Interferentes:
Ictéricia (concentrações de bilirrubina acima de 66mg/dL), Hemólise (concentrações de hemoglobina acima de 2,2g/dL) e Lipemia (concentrações de triglicerídeos acima de 1500mg/dL). As amostras não devem ser colhidas em pacientes em tratamento com doses elevadas de biotina (i.e. > 5 mg/dia) até no mínimo 8 horas após a última administração de biotina.

Temperatura: Refrigerado
Estabilidade da amostra:
Ambiente Hora 0
Refrigerado Hora 120
Freezer Hora 2160
Coleta: - Jejum não obrigatório; - Coletar amostra em tubo gel; - Aguardar 30 min para retração do coagulo; - Realizar a centrifugação em 3.200 RPM por 12 min; - Encaminhar amostra sob refrigeração, de 2ºC a 8ºC.
Interpretação: Uso: monitoramento de neoplasias de pâncreas e câncer colo-retal. CA 19.9: Mucina de alto peso molecular e rica em carbohidratos utilizada na monitoração do tratamento de carcinomas, principalmente do pâncreas, e também nos do estômago, fígado, vias biliares e colon. Sinônimos: Antígeno de Câncer 19.9; marcador de câncer 19.9. Indicação: Monitorização do tratamento quanto à recidiva e presença de metástases de carcinomas, principalmente os do pâncreas. Associado e métodos de imagem, pode ser um adjuvante para o diagnóstico. Interpretação clínica: Tem utilidade limitada no diagnóstico do Ca de pâncreas encontrando-se positivo em 70-80% dos casos e seus níveis têm correlação com o tamanho do tumor - níveis mais elevados são observados em tumores com mais de 5 cm. É o marcador com melhor acurácia para a monitoração após o tratamento. Em outros Ca do sistema gastrointestinal tem baixa sensibilidade: Ca colorretais = 53%, gástricos = 25% e esofageanos = 18% . A especificidade é de 86%, se analisados em conjunto. Também pode estar positivo nos de pulmões, mamas, renais e de próstata. Se combinado com CEA a sua sensibilidade aumenta no diagnóstico dos demais tumores gastrointestinais. Atente-se que doenças benignas também podem cursar com aumento do CA19.9, como pancreatite, doenças autoimunes, cirrose e intestinais. O nível varia durante o ciclo menstrual, sendo mais alto durante a menstruação. O conhecimento de que uma elevação fisiológica pode ocorrer nesse período pode evitar interpretações equivocadas dos resultados. Valores aumentados: carcinoma pancreático (72 a 100%), carcinoma hepatocelular (67%), carcinoma gástrico (62%), carcinoma coloretal (19%) e patologias não neoplásicas (pancreatite - 96%).. Sugestão de leitura complementar: National Comprehensive Cancer Network, Inc. 2015. NCCN Guidelines: Pancreatic Adenocarcinoma. Version 2.2015, disponivel em https://www.nccn.org/store/login/login.aspx?ReturnURL=http://www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/pancreatic.pdf, consulta em 16 de maio de 2015. Philip PA, Mooney M, Jaffe D, et al. Consensus report of the national cancer institute clinical trials planning meeting on pancreas cancer treatment. J. Clin. Oncol 2009;27:5660-9.
Referência:
Inferior a 39,0 U/mL
Consideração :
Este resultado não deve ser interpretado isolada -
mente.